terça-feira, 23 de março de 2010

Steven Biko

No passado Domingo, assisti na televisão (TVC2) a um filme sobre o apartheid na África do Sul e sobre um dos heróis que lutaram pelos direitos dos negros. O nome desse filme é Cry Freedom ( Grito de Liberdade ) e conta a história do activista sul-africano Steven Biko baseada nos livros de Donald Woods, um jornalista que tudo fez para o ajudar.
Nunca tinha visto e gostei bastante. Aqui fica o trailer para verem algumas imagens.




É um relato da amizade entre dois homens, o editor liberal de um jornal Daniel Woods (Kevin Kline) e o activista negro sul-africano Steven Biko (Denzel Washigton). Biko, foi um jovem activista negro, lutador contra o apartheid, dirigente estudantil e fundador do Movimento Consciência Negra. Em 1966 , ingressou no curso de Medicina na Universidade de Natal e tornou-se um activista estudantil. Em Março de 1973 , foi proibido de sair da cidade de King William, não podia comunicar com mais de uma pessoa de cada vez, desde que não fosse da sua família, e não podia publicar nada, assim como os seus escritos anteriores não podiam ser divulgados ou citados.
Depois de ter conhecimento dos verdadeiros horrores do apartheid, através das descrições de Biko, Woods descobre que o seu amigo foi silenciado pela polícia. Biko morreu com 30 anos, no dia 12 de Setembro de 1977, em consequência de bárbaras torturas da polícia sul-africana.
Determinado a levar a verdade ao conhecimento de todo o mundo, Woods embarca numa perigosa aventura para escapar da África do Sul e divulgar a história de coragem de Biko.

Uma história verdadeira que vale a pena conhecer.


P/S - Não "Cat", ainda não foi desta que escrevi sobre a "química"! Talvez para a próxima vez. Bjs

2 comentários:

  1. Ahaha minha lindaaa!

    Eu venho cá sempre, quer escrevas quer nao escrevas, quer escrevas sobre aquilo que falamos quer escrevas sobre qqr outra coisa! ok?

    Eu adoro você! :P

    ResponderExcluir