segunda-feira, 29 de março de 2010

A química e os sentimentos.

Já muitas vezes me perguntei o que acontece na minha cabeça (e na da maioria das pessoas) pra me apaixonar por pessoas que em nada se parecem comigo e com objectivos de vida tão diferentes dos meus. Depois de 1000 neurónios queimados a pensar sobre o assunto, acho que muito mais do que sentimental, o processo de selecção é regido por reacções químicas que não conseguimos explicar, muito menos controlar.

Então, quem tem culpa das minhas constantes desilusões amorosas? A culpada é a OXITOCINA que estimula a união entre as pessoas, a criação de laços estreitos. "Segundo um estudo realizado por uma equipe de cientistas da universidade de Pisa (Itália) em 2006, enquanto nos primeiros momentos do relacionamento abunda um elemento químico chamado neurotrofina, que provoca o desejo, com o passar do tempo essa substância cede espaço ao hormônio chamado oxitocina". Ou seja, encantamo-nos por uma pessoa por causa da neurotrofina e passamos a amá-la por culpa da oxitocina. E eu que nunca fui boa aluna na disciplina de QUÍMICA!!

Tudo acontece assim: No momento em que olhamos pra uma pessoa, notamos que uma energia de atracção oferece uma sensação muito boa, muitas vezes relacionada com estímulos visuais e odoríferos; nesse momento percebemos que essa pessoa é especial, mesmo sem tê-la beijado. Quando nos vemos, nosso coração bate mais forte; nossos olhares se encontram e sentimos essa energia, então entendemos que é a famosa "Química" entre pessoas do sexo oposto.
O que determina, no meio de centenas e milhares de pessoas, sermos atraídos exactamente por aquele homem ou aquela mulher? Somos atraídos muitas vezes por pessoas que fogem aos nossos padrões de beleza. Tanto que, às vezes, até nos perguntamos: o que é que eu vi nele (a)? As hormonas são quase sempre as responsáveis por esta atracção; sem nos apercebermos o nosso corpo emana odores imperceptíveis ao nosso olfacto mas que o nosso cérebro reconhece e que muitas vezes são fatais para o enamoramento. O problema é que, mesmo quando a química não é imediata, basta um beijo para (como eu costumo dizer) nos roubar a alma (certo Susana?).

Esta química, mas numa versão mais "soft", também acontece no que toca às amizades. Nunca vos aconteceu criarem empatias instantâneas? Pensarem "eu sempre gostei dele/a" ou "nunca fui com a cara dele/a"? A mim acontece-me muitas vezes e raramente me engano com as primeiras sensações sobre as pessoas pois, afinal, é tudo uma questão de química.
Acontece como um amor à primeira vista mas na vertente do carinho (Não é Sandrinha? Não é Cat? Não é Anokas). Sem termos muita convivência com uma pessoa, sentimo-nos por vezes capazes de lhe confiar os mais íntimos segredos, as mais tumultuosas dúvidas, os medos mais precistentes. Gostamos daquela pessoa e pronto. O Carinho por aquela pessoa instala-se. E o que é o carinho, afinal? É a tal química mais "soft". É um devaneio de meiguice que se pode sentir e que se sente por muita gente. O carinho troca-se com o número de pessoas que se quiser, e que quiserem. Nasce graças a um nadinha (muito certamente à química) e vive de suaves vínculos entre as pessoas. No fundo, o Carinho é um amorzinho que se tem por quem não se ama realmente, por quem se sente amizade, por quem se respeita e admira.
Concluindo, porque preciso de descansar os neurónios antes que queime mais algum, o carinho resulta da química entre pessoas do mesmo sexo ou entre pessoas do sexo oposto que não queremos ou não podemos amar.

6 comentários:

  1. Princesaaaa!

    Então afinal é tudo culpa da Quimica!E logo eu que nunca gostei nada dessas coisas!

    Sabes que gosto de tiii?! Agora ja temos uma explicação para tudo aquilo que sentimos... =)

    Mas sabes que mais, eu nao precisava de saber porque gosto tanto de ti, assim sem motivo especial! Gosto de você e pronto!

    Beijinho grande pra ti meu doce *

    ResponderExcluir
  2. Hum...cá vai o meu 1º comentário no teu blog :):)
    Gostei mt do texto...e já o sabia pq já mo tinhas descrito...não vou esquecer o nome dessas coisas k nos fazem voar tão alto mas que não estão lá para nos amparar no momento da queda.....tipo, qd nos apercebemos k a tal "quimica2 só existe da nossa parte e nao da parte do outro ehehe isto acontece-me mt...pq será? lol

    Por outro lado...não concordo mt com a tua última frase...
    "o Carinho é um amorzinho que se tem por quem não se ama realmente..."
    Penso k carinho só temos por quem gostamos...e gostar é isso mm...não se mede em amor ou amorzinho....e tu amas as tuas amizades tal como amas as pessoas da tua familia tal como amas o teu namorado,marido ou companheiro. Mas isto é só uma opionião :)

    Beijinho e continuação de uma boa escrita....proporciona bons momentos a quem lê a tua página.

    Beijão *

    ResponderExcluir
  3. Olá Renatita =)

    Sim, pois.. o primeiro beijo que nos pode roubar a alma e o coração.. e olha que já me aconteceu não ser um simples beijo mas sim um simples abraço.. que de tão grande e intenso me deixou perdida.. =) para depois me 'perder' completamente!

    beijinho, gosto de ti :)

    ResponderExcluir
  4. Epá..... ora aqui desvendaste o grande mistério de uma Quimica (à qual tb nunca fui muito boa) que sempre me correu mal!

    A quimica do amor.. ai ai...

    A partir de agora vou dedicar-me apenas à "física" lololol (brincadeirinha!)

    Gostei bastante deste teu post amiga!
    És linda e sim... gosto de ti! :D

    ResponderExcluir
  5. Obrigada linda.
    Também gostei bastante de pensar sobre o assunto e de escrever este post (foi uma proposta da Cat que resultou bem).
    E também gosto de ti... (lá está a tal Química a fazer das suas)! Pena termos estado tão pouco tempo juntas estas férias. Bjkas

    ResponderExcluir